Jairo Evangelista Soares

Jairo 005

1943 - 2021

Apocalípse 14:13

"Bem-aventurados os mortos que desde agora morrem no Senhor. Sim, diz o Espírito, para que descansem de suas lutas e trabalhos, porquanto as suas obras os acompanham!".

Vô e Vó 2

Jairo Evangelista Soares, nasceu em 04 de Abril de 1939 na antiga cidade de Itamirim, que hoje se chama Firmino Alves, na região próxima à Itapetinga e Itororó, na Bahia.

Filho de João de Andrade Soares e de Joana Evangelista Soares, frequentava a Igreja Batista da cidade de Itororó, para onde seus pais foram morar levando ele ainda pequeno com suas 3 irmãs mais velhas e 4 irmãos mais novos.

Jairo, com a idade de 15-16 anos veio da Bahia para morar em São Paulo e foi trabalhar com seu cunhado nas feiras, vendendo roupas até chegarem na cidade de Caçapava e irem congregar na mesma igreja onde a jovem gaúcha Maria também tinha começado a congregar.

Com pouco estudo e sem uma profissão voltou a estudar e trabalhar em uma fábrica de tecelagem.

Nessa época entendeu que ainda não era salvo apesar de ter sido criado indo a igreja.

Aos 17 anos, então, ele entregou a sua vida para Jesus e ali naquela igreja cinco anos mais tarde casou com Maria em Agosto de 1963.

Nesse tempo ele já estava trabalhando numa metalúrgica que fazia rodas e eixos para trens, a Mafersa. Começou a trabalhar ali fazendo buracos mas com o desejo de prosperar. Então começou a estudar eletricidade em cursos por correspondencia, e também no SENAI.

Deus deu a ele a força, a sabedoria e a perseverança, com as quais ele se desenvolveu na profissão tornando-se chefe da manutenção elétrica daquela fábrica, de onde saiu somente quando se aposentou, 25 anos mais tarde e com apenas 45 anos de idade.

Quando Jairo estava com 30 anos de idade, recebeu a visita de um missionário americano Batista Regular, Pr. Erwin Evans, junto com o irmão Albino Moreira e desde então começou a auxiliar aquele missionário para fundar a Primeira Igreja Batista Regular de Caçapava, no início dos anos 70.